segunda-feira, 28 de abril de 2014
O pão que o Diabo amassou – Por Lígia Rigo – Atriz e Cozinheira
O pão nosso de cada dia nem sempre foi esta coisa fofa e deliciosa que hoje é indispensável na nossa mesa. Atualmente elevado ao status de arte, o pão de antigamente era mais parecido com um bolachão e até o trigo era diferente.
Os pães eram elaborados com espelta, uma espécie de trigo selvagem, com pouco amido e muita fibra . Outros grãos como a cevada e a aveia eram acrescentados.
O tempo foi passando e o trigo foi sendo modificado para sobreviver em outros ambientes e produzir grãos maiores.
A culinária é diferenciada no mundo inteiro, mas o pão de trigo é universal.
Nosso delicioso pão de trigo tem dentro dele um vilão em potencial – o glúten. Glúten é a proteína do trigo e ela não seria tão prejudicial ao corpo humano se fosse consumida eventualmente.
Porém a dieta moderna está saturada de glúten. No café da manhã- sai um sanduíche, no lanche- mais um pãozinho, não deu tempo de almoçar-pode ser um cachorro quente ou um cheeseburguer, no lanche da tarde-umas bolachinhas e quem sabe para o jantar um macarrãozinho rápido e prático de fazer ?
Mesmo que você queira parar com o glúten ainda precisa abrir o olho porque inúmeros produtos industrializados levam glúten na sua formulação como espessante e conservante.
Mas por que o glúten é perigoso ?
É muito fácil desenvolver intolerância ao glúten. Intolerância é assim- você come,come, come, até que um dia o corpo não tolera mais aquele alimento e você desenvolve pressão alta, dores musculares, azia, bolhas pelo corpo, gases,fadiga e uma série de outros sintomas que parecem não relacionados, mas que desaparecem caso você faça uma dieta de exclusão retirando o glúten do seu cardápio.
O Glúten atrapalha a permeabilidade intestinal. Esta tem por função fazer os nutrientes entrarem na corrente sanguínea e as toxinas irem embora.
O glúten é ácido e combinado com outros alimentos que também são ácidos : leite,café, chocolate, açúcar, margarina e carne desequilibram drasticamente o ph do nosso corpo. Ele vai fazer tudo para se equilibrar novamente e nosso sistema vai ficar sobrecarregado, resultando em doenças.
Muitas pessoas em função do glúten sofrem de alergia. É a doença celíaca.
Nosso sistema imune vai se formando na medida em que crescemos. Se uma substância é ingerida antes de termos anticorpos para ela, nosso corpo vai registrar essa substância como altamente perigosa. Depois de adultos, cada vez que entrarmos em contato com ela o corpo vai reagir com uma alergia.
O glúten é oferecido às crianças cada vez mais cedo: biscoitinhos, pãozinho,iogurtes, papinhas e até mesmo no leite em pó desenvolvido para bebês.
Mas como substituir o glúten ?
Você vai perceber que não é nada fácil. Produtos à base de mandioca são deliciosos, mas estamos tão acostumados ao pãozinho, que na falta dele sofremos de uma espécie de síndrome de abstinência. A indústria desenvolveu produtos tão excelentes que viciaram nosso paladar e os produtos sem glúten tem o preço abusivo.
Então o que fazer ?
Para começar, faça uma dieta de exclusão. Uma semana sem glúten e sem lactose. Você vai sentir fome ou falta dos alimentos habituais, porém preste atenção em uma energia nova que vai aparecendo. Você poderá notar também disposição e alegria.
Seu intestino vai ficar mais regulado, azia e gases desaparecem, aquela sensação de inchaço abdominal também, o sono melhora e muitas outras sutilezas que só você poderá notar.
Eu fiz a experiência e sei que vale a pena !
Curta nossa Página no Facebook!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.