sábado, 22 de maio de 2010

Mel: fonte diária de energia


Mel: fonte diária de energia

Qualidade comprovada pelo programa Globo Rural.

O mel é um alimento energético, devendo ser consumido diariamente para aumentar a vitalidade e acabar com o cansaço físico e mental, e também combater o estresse causado pela agitação diária.
O mel puro é uma composição de açucares, proteínas, cera, sais minerais e resíduos indeterminados, mas apesar de classificá-lo quimicamente, não foi possível até hoje produzi-los artificialmente em laboratórios pois existe um componente incorporado pelas abelhas que o homem ainda não conseguiu descobrir. Ele cristaliza naturalmente pela ação do frio, e retorna ao estado líquido pelo aquecimento, não devendo ser aquecido acima de 40] para evitar a perda de suas vitaminas.
S cor, sabor e cheiro do mel variam de acordo com a área em que foi produzido, ou seja, das flores em que foi colhido o néctar usando pelas abelhas para sua fabricação, influenciando também suas propriedades como vemos a seguir:

Mel da flor do Eucalipto – Expectorante, indicado em qualquer infecção respiratória possi poderes antissépticos e ajuda a combater infecções intestinais e urinárias.

Mel da flor da Laranjeira – Tranqüilizante natural, acalma palpitações e combate insônia. Regulador dos intestinos.

Mel da flor do Assa-Peixe – Depurativo do sangue, expectorante, antigripal.

Mel da flor da Bracatinga - Raro e de paladar amargo, porém extremamente medicinal. Age sobre o estômago, fígado, e intestino e também ajuda a equilibrar a taxa de açúcar no sangue, podendo ser utilizado por diabéticos e hipoglicêmicos.

Mel silvestre – Proveniente de diversas flores, é fortificante para crianças adultos idosos.
Além desses, existem inúmeros tipos de floradas que podem ser encontradas conforme a época do ano.
Para fins terapêuticos consumir uma colher de sopa ao dia.

Mel da abelha Jataí

Apresenta propriedades antibióticas, podendo ser usado no combate a gripe e bronquite como excelente expectorante, indicado também como colírio (puro ou com água destilada) no tratamento de conjuntivite, catarata e glaucoma.
 
Mel combinado

Mel com catuaba – Estimulante que combate igualmente a insônia e desânimo, equilibrando energeticamente o organismo. Tomar uma colher de sopa de manhã.

Mel com própolis – Indicado como preventivo para infecções em geral aumentando a resistência do organismo. Age diretamente nos casos de inflamação da garganta e tosse.

Mel com pólen – Complemento vitamínico protéico, indicado também para queda dos cabelos, cansaços físico e mental, depressão nervosa e insônia. O pólen proporciona aumento energético sem aumento de peso. Tomar uma colher de sopa de manhã.

Composto de mel, própolis e bromelina(bromel) – Xarope expectorante, composto de bromélia, própolis e mel, pode ser usado para qualquer afecção do aparelho respiratório: bronquite,pneumonia,tosse, coqueluche, enfisema e tuberculose. Também em sachê. Tomar três colheres de sopa ao dia.

Pólen: um super alimento

O pólen é um produto coletado pelas abelhas quando de sua visita as flores em busca de néctar, usando na sua alimentação e na composição da geléia real e da cera. É responsável pela fecundação das flores, e dá como resultado o fruto. É a mais rica fonte de enzimas, vitaminas,minerais,proteínas, aminoácidos e lipídeos até hoje conhecida. Sua ação energética é tão rápida que atletas olímpicos mastigam pólen antes de cada competição. Pessoas vegetarianas têm seu suprimento necessário de proteínas ingerindo 35g de pólen diariamente.
Tomar 3 colheres de chá ao dia.

Indicações: desgaste físico e mental, hipertensão, queda de cabelo, envelhecimento precoce,nervosismo e insônia, falta de memória,arteriosclerose, atraso de crescimento, menopausa, impotência e infecção na próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.