quarta-feira, 25 de março de 2009

Assunto Extra.


Maçã

Alimentação é a nova onda entre os cientistas. Agora, todo mês há um programa na televisão falando sobre alimentação saudável. E no dia seguinte todos estão loucos à procura do mais novo “remédio natural”. O discurso é extremamente repetitivo, mas por mais que você negue, reconhece a importância de uma alimentação saudável.
O problema é que, na flor da juventude, não se está muito interessado em pensar na sua velhice, quanto mais nos efeitos destrutivos que aquele maravilhoso sanduíche com refrigerante vai ter quando você não precisar de tão poucos números para contar a sua idade.
Pois bem, meus caros, a maçã é um desses alimentos supernutritivos que nós sim devemos consumir regulamente. E é isso que será mostrado a você.
Estudando a casca e a polpa da maçã, os pesquisadores concluíram que 100 gramas maçã fresca podem ser mais benéficas que um comprimido de 1500 miligramas de vitamina C, considerada saudável pro seus efeitos antioxidantes.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry de 18 de maio de 2007, a casca da maçã possui uma grande concentração de fitoquímicos que já mostraram propriedades antioxidantes e contra três tipos diferentes de células tumorais humanas. Além disso, sua casca contém enorme quantidade de substâncias antioxidantes, aquelas que ajudam a prevenir o envelhecimento e também combatem a proliferação de tumores cancerígenos.
A maçã ajuda no funcionamento de diversos sistemas orgânicos. Sobre o sistema digestivo, a ação se inicia ao ativar a secreção das glândulas salivares e gástricas facilitando a digestão. A celulose que contém estimula o funcionamento intestinal, ajudando a absorção de água e nutrientes. A substância chamada pectina é gomo-gelatinosa e age beneficamente sobre toda a mucosa digestiva.
Já os flavonóides e a pectina encontrados na fruta evitam a deposição de gordura na parede das artérias e dificultam a absorção de gordura. Com isso ajudam a reduzir o índice de colesterol prejudicial (LDL). Tendo o interior das arteiras limpo, a circulação sanguínea fica facilitada reduzindo o esforço cardíaco para bombeamento do sangue.
Um estudo recente conduzido na Finlândia concluiu que os flavonóides da maçã apresentaram o mais impressionante desempenho na redução dos riscos de se desenvolver câncer de pulmão, que é de 58%. Aqueles que consomem aproximadamente uma maçã ao dia têm melhor função pulmonar que aqueles que excluem a maçã de sua alimentação. A ingestão de maçã em altas quantidades protege os pulmões dos danos causados pelo fumo e pela poluição.
Alguns componentes da maçã também atuam no sistema nervoso. O fósforo que ela contém estimula o funcionamento do cérebro e predispõe ao sono tranqüilo. Ela contém também feniletilamina (PEA), que permite ao organismo humano liberar as mesmas substâncias liberadas durante o sexo, pela presença da feniletilamina endógena normal do nosso organismo. Isso quer dizer que ao comer uma maçã ocorre liberação de endorfina e outras substâncias ligadas ao prazer que geram na pessoa uma sensação de bem-estar. Desse modo, a ingestão de maçã contribui para uma boa química cerebral.
Recomenda-se o consumo de uma maçã diariamente. Essa é uma das mais completas frutas sob o ponto de vista nutritivo e não contém contra-indicações. Até mesmo os diabéticos podem ingeri-la, pois seu teor de açúcar é baixo. É bom lembrar que a maçã é uma das duas frutas que, segundo os nutricionista, podem integrar a mesma refeição em que se come hortaliças (a outra é o abacate).
Por tudo isso, coloque a maçã entre os alimentos da sua dieta. A fruta processada ou como suco mantém suas propriedades nutritivas. Seu corpo agradecerá a longo prazo com uma melhor qualidade de vida. Basta uma por dia.
E então, aceita uma maçãzinha?


Alguns componentes da maçã
Vitaminas B1, B2 e C
Minerais: ferro, cálcio e fósforo
Ácido Málico
Pectina
Flavonóides
Tanino
Niacina